O projeto Escola de Hackers tem por objetivo desenvolver competências na área de programação de computadores e o desenvolvimento de raciocínio lógico matemático em alunos do ensino fundamental da rede pública de ensino.
Este projeto será realizado utilizando o software Scratch, desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, que possui um conteúdo dinâmico e lúdico, criando possibilidades de ações que permitirão aos alunos dominar técnicas básicas de programação de computadores e desenvolver o raciocínio lógico.
Oportunizar espaço para desenvolvimento de competências na área de programação de computadores e de raciocínio lógico matemático para estudantes do Ensino Fundamental da rede pública de Passo Fundo.
Propiciar atividades que aprimorem o raciocínio lógico matemático dos estudantes da Escola;
Conhecer ambientes, linguagens e técnicas de programação de computadores;
Organizar material de apoio didático pedagógico;
Criar alternativas de utilização para os laboratórios de informática das escolas públicas;
Proporcionar atividades que visam o desenvolvimento de processos criativos, sistemáticos e colaborativos de aprendizagem;
Fomentar o interesse em torno das áreas de informática e matemática.
É indiscutível a importância que a área de Tecnologia da Informação tem assumido no mundo contemporâneo, instituindo-se como elemento determinante de desenvolvimento de pessoas, empresas, municípios, estados e países.
Motor do desenvolvimento econômico e vetor de agregação social, as tecnologias contemporâneas transformam profundamente o mundo e abrem inúmeras perspectivas de ampliação da qualidade de vida dos indivíduos, de transparência para as instituições públicas e de transformação da sociedade como um todo.Entretanto é possível identificar claramente um paradoxo: Apesar da importância fundamental da área e de seu crescimento, existe um déficit de profissionais.
Hacker é aquela pessoa que desenvolve habilidades e técnicas em qualquer área, é movido pela curiosidade e possui muita criatividade. Seu objetivo é melhorar o mundo com sua atuação! O mundo precisa de hackers!
Tecnologia da Informação é uma área que surgiu com o avanço tecnológico e faz parte da rotina das empresas e das pessoas. Nessa área estima-se a criação de 4.4 milhões de vagas de emprego até 2015, mas em virtude da falta de profissionais, somente 1/3 das vagas serão preenchidas.
"Todo mundo deveria aprender a programar um computador… Isto te ensina como pensar."(Steve Jobs)
O programador usa sua criatividade para criar a inteligência dos programas de computador.
O cargo de programador é o mais relevante entre os profissionais da área, considerando fundamental para que a Tecnologia de Informação evolua e crie sistemas cada vez mais produtivos e inteligentes.
As escolas ficarão responsáveis pela seleção de um grupo de 15 a 20 alunos que durante todo o ano participarão da Escola de Hackers em turno inverso. As aulas, ministradas por alunos da área de TI, acontecerão semanalmente no Laboratório de informática da escola. A atividade será certificada ao final.
E.M.E.F Arlindo Luiz Osório
E.M.E.F Benoni Rosado
E.M.E.F Cohab Secchi | em andamento 2019
E.M.E.F Coronel Lolico | em andamento 2019
E.M.E.F Daniel Dipp | em andamento 2019
E.M.E.F Dom José Gomes
E.M.E.F Dyógenes Martins Pinto
E.M.E.F Frederico Ferri
E.M.E.F Georgina Rosado | em andamento 2019
E.M.E.F Irmã Maria Catari | em andamento 2019
E.M.E.F Leão Nunes de Castro | em andamento 2019
E.M.E.F Padre José de Anchieta | em andamento 2019
E.M.E.F Professor Arno Otto Kiehl | em andamento 2019
E.M.E.F Romana Gobbi | em andamento 2019
E.M.E.F Santo Agostinho
E.M.E.F São Luiz Gonzaga
E.M.E.F Senador Pasqualini
E.M.E.F Urbano Ribas
O município foi convidado para participar do 12º Fórum Internacional de TI Banrisul. Saiba mais...
Desde 2014, a Universidade de Passo Fundo (UPF) promove uma iniciativa inédita no Brasil com o ensino de programação de computadores e robótica para estudantes do ensino fundamental do município de Passo Fundo: a Escola de Hackers. Saiba mais...