O Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital, os projetos Mutirão pela Inclusão Digital e Kit Escola Livre, todos da Universidade de Passo Fundo (UPF), foram convidados pela ONG Camp, de Porto Alegre, para colaborar, teórica e praticamente, em seus programas de inclusão na região metropolitana A aproximação inicial foi realizada no início deste semestre.
A ONG Camp, cujo endereço eletrônico é o http://www.camp.org.br/, foi fundada em 1983 e atua na mobilização, organização social, educação, capacitação, formação de lideranças, pesquisa e sistematização de conhecimento. Sua missão é promover a garantia dos direitos políticos, econômicos, sociais, culturais e ambientais das populações urbanas através da mobilização social, da formação de lideranças democráticas e da produção de conhecimento no sentido da construção de novos referenciais de desenvolvimento local sustentável.
A parceria com a instituição prevê a colaboração dos alunos e professores da UPF nos programas implementados pela Camp, mas, em especial, na submissão de propostas à editais para captação de recursos financeiros para implementação de iniciativas de inclusão digital. O líder do grupo de estudo e pesquisa em Inclusão Digital, professor Adriano Teixeira, lembra que também estão envolvidas nesta proposta empresas da iniciativa privada, consolidando a tríade fundamental de inovação na sociedade contemporânea: terceiro setor, iniciativa privada e instituições de ensino.
Uma atividade de integração dos parceiros já está prevista para a próxima terça-feira, 22 de junho, quando um grupo de professores e alunos da UPF estará participando do Café com Debate, na sede da ONG, apresentando as concepções e projetos de inclusão digital da UPF. O evento configura-se em um momento em que a equipe, os sócios e os participantes convidados se dedicam à reflexão sobre temáticas do cotidiano e do trabalho desenvolvido pela Camp.
De acordo com Teixeira, a parceria entre a UPF e a ONG é mais uma evidência de que as iniciativas de inclusão digital da Universidade têm extrapolado os limites do município e possuem significativa aderência às demandas de inclusão contemporâneas, visto que a Camp trabalha com espaços e situações sociais altamente complexos da grande Porto Alegre e região. “Consiste em uma oportunidade ímpar de estabelecer uma parceria que fortalece e potencializa a captação de recursos para inclusão digital”, considera.