Projeto Guri debate TV Digital como veículo de inclusão

O Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital do Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg) realizou na manhã desta terça-feira, 24 de agosto, o workshop “TV Digital como veículo de inclusão – Projeto Guri”. A atividade serviu para a apresentação das ações já desenvolvidas durante seis meses de projeto, programação dos próximos passos da pesquisa e também discussões sobre o potencial da TV Digital como veículo de inclusão social. O encontro reuniu professores, bolsistas e acadêmicos da Universidade de Passo Fundo (UPF) que fazem parte do estudo.

Segundo o coordenador do projeto, professor Adriano Teixeira, a ação integra interatividade e meios educacionais. “A ideia é desenvolver um ambiente educacional colaborativo para a TV digital, onde as pessoas possam criar softwares na própria TV ou ainda disponibilizá-los na mesma” salientou Texeira, ao sugerir que o projeto deva ser integrado em redes escolares.

O bolsista do CNPq na categoria mestrado, Vítor Malaggi desenvolve a área educacional do estudo. “A minha parte na pesquisa é realizar um embasamento teórico na parte pedagógica, ou seja, prover toda a base teórica e educacional do software, já que ele é voltado para a educação e deve ser apropriado para as escolas de maneira consistente” destacou.

O Projeto Guri tem previsão para ser finalizado em mais um ano e meio de pesquisas. São parceiros neste projeto o Ministério da Ciência e Tecnologia, o Infoeduca, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a UPF e a UPFTV. A iniciativa conta com o apoio da Faculdade de Educação e Faculdade de Artes e Comunicação da UPF, que também estiveram representadas no encontro desta terça-feira

Assessoria de Imprensa UPF