Grupo de pesquisa em inclusão digital promove palestra sobre computação afetiva

O Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital – http://gepid.upf.br/ – convida a comunidade acadêmica para a palestra “Computação Afetiva para personalização em Ambientes Virtuais de Aprendizagem”, a ser realizada no dia 09/09 às 20:00 no auditório do B5.

A palestra direciona-se especificamente à linha de pesquisa em Tecnologias e Metodologias de Inclusão Digital, cujo objetivo é estudar e pesquisar tecnologias, metodologias e ações de inclusão digital que tenham por base as questões estudadas e pesquisadas na linha de pesquisa Estudos da Cibercultura e para a linha Processos Educativos e Linguagem do Mestrado em Educação UPF.

A palestra será ministrada pela profª. Dra. Maria Augusta Neto Nunes, pesquisadora da Universidade Federal de Sergipe, do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Portugal e da University of Texas – USA. Na palestra, Maria Augusta apresentará tendências mundiais em termos de técnicas de recomendação usando aspectos psicológicos do usuário/aluno para personalização de ambientes de ensino via Moodle.

O coordenador do grupo de pesquisa, prof. Adriano Teixeira, aponta para a importância de que se estabeleçam reflexões acerca de outras variáveis existentes na implementação de estratégias didáticas em ambientes virtuais de aprendizagem, como, por exemplo, a questão da afetividade como parâmetro de desenvolvimento tecnológico de soluções informatizadas de ensino.

Dados sistematizados da palestra

  • Palestra: Computação Afetiva para personalização em Ambientes Virtuais de Aprendizagem
  • Ministrante: Profa. Dra. Maria Augusta Neto Nunes (UFS)
  • Data: 09/09/2010 (quinta-feira)
  • Horário: Das 20:00 às 21:30
  • Local: Auditório B5

A palestra é gratuita e será fornecido atestado de participação.