Palestra “Computação afetiva na personalização de ambientes virtuais de aprendizagem”

Realizou-se na noite do dia 09 de setembro a palestra “Computação afetiva na personalização de ambientes virtuais de aprendizagem”. Na oportunidade mais de 60 pessoas, entre professores e alunos do curso de Ciência da Computação, Pedagogia, TSNet e do mestrado em educação, e discutiram esta área estratégica da computação, em especial para a educação a distância e informática educativa. Foram apresentadas as principais tendências mundiais em termos de técnicas de recomendação usando aspectos psicológicos do usuário/aluno para personalização de ambientes de ensino via Moodle.

A palestra foi ministrada pela professora Dra. Maria Augusta Neto Nunes, pesquisadora da Universidade Federal de Sergipe, do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores de Portugal e da University of Texas dos Estados Unidos. Maria Augusta destacou que “A computação afetiva estuda principalmente a emoção porém outros aspectos psicológicos também são estudados, tal como emoção, personalidade, habilidades sociais influenciam a tomada de decisão humana”. Ainda, a pesquisadora apontou para a possibilidade de se estabelecer parcerias entre o grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital e o Departamento de Computação da Universidade Federal de Sergipe.

A palestra foi organizada pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital [http://gepid.upf.br] e direciona-se especificamente à linha de pesquisa em Tecnologias e Metodologias de Inclusão Digital, cujo objetivo é estudar e pesquisar tecnologias, metodologias e ações de inclusão digital que tenham por base as questões estudadas e analisadas na linha de pesquisa Estudos da Cibercultura e à linha Processos Educativos e Linguagem do Mestrado em Educação da UPF.

Download dos slides da palestra aqui.