Seminário Nacional de Inclusão Digital estreita parcerias.

O 1º Seminário Nacional de Inclusão Digital encerrou no dia 18/04 com a palestra do professor Roberto Maragliano, pesquisador da Universidade de Roma Três.

Contabilizando um total de 404 participantes oriundos de 109 cidades do Brasil e de 102 Instituições de Ensino Superior, o Senid mostrou potencial para consolidar-se como evento referência na área de Inclusão Digital.

Foram 77 trabalhos apresentados em dois dias para um numeroso público de professores, pesquisadores e alunos que debateram as questões relacionadas Às tecnologias e Metodologias de Inclusão Digital.

Outro elemento a ser destacado refere-se às atividades paralelas que buscaram oferecer à comunidade acadêmica e regional a oportunidade de ter acesso à tecnologias de vanguarda e que deverão fazer parte do futuro da Escola.

No espaço games, consoles de jogos foram destaque, em especial nas oficinas XBox na Educação, ministrada por Alice Nicolodi da Silva, 11 anos, e Play Station na Educação, ministrada por Marco Antônio Scorsato, 6 anos. Ainda, a mostra de computadores do programa governamental Um Computador por Aluno e nos grupos de Robótica Livre da Escola Marista e na Lego Education.

Na oportunidade, o Grupo de Robótica Educacional Livre do Gepid, estabeleceu importante parceria com o Centro Marista de Inclusão Digital. Tal contato se estreitará na participação do grupo de robótica livre do Gepid no evento Mutirão Social, onde se apresentarão as inciativas da UPF na área de Inclusão Digital. O Evento contará com a presença de 2 ministros e de secretrários de estado.

Por fim, o Senid 2013 já tem data marcada, de 8 a 10 de abril de 2013 e, além das instituições já envolvidas, contará com o apoio de outras instituções de ensino superior, como, por exemplo a Universidade Federal do estado de São Paulo – UNIFESP e do Instituto Federaç Farroupilha, campus Panambi e Santo Augusto.